sexta-feira, 15 de março de 2013


Inaugurados 65 km do Canal do Sertão Alagoano

A presidenta Dilma Rousseff esteve na manhã desta terça-feira (12) em Água Branca (AL) para inaugurar os primeiros 65 km do Canal do Sertão Alagoano, a maior obra de infraestrutura hídrica do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) em Alagoas e uma das maiores do Nordeste. Com 250 km de extensão, o canal, quando finalizado, beneficiará 1 milhão de pessoas.

Localizado a 304 km de Maceió (AL), o Canal do Sertão vai contemplar 42 cidades chegando à Arapiraca, no agreste do estado. A obra já disponibiliza água para consumo humano, animal e irrigação nos municípios alagoanos de Delmiro Gouveia, Pariconha e Água Branca. Os cultivos mais comuns na região são os de cana, capim, palma e sorgo.

“Obras como essa permitem enfrentar a seca. Nós não temos como impedir que a seca ocorra. Nós temos como impedir que ela nos atinja. Essa obra vai permitir que nós possamos enfrentar a seca de forma eficiente”, disse Dilma, que também anunciou a liberação de novos recursos para a construção do terceiro e do quarto trecho do Canal do Sertão Alagoano, com verbas previstas no PAC.  

O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, acompanhou a visita da presidenta. Para ele, “o canal significa água para beber, água para animais, irrigação”. De acordo com o ministro, o canal contribui com a geração de mais de 15 mil empregos e já é responsável por irrigar seis mil hectares de terra.

Cícero de Souza é agricultor e um dos beneficiados pela água que sai do rio São Francisco e chega até a casa de moradores da região por meio Canal do Sertão Alagoano. “Essa água está trazendo muita coisa boa para o sertanejo”, disse o agricultor. 

fonte:  http://www.pac.gov.br/noticia/1b3e5100

Nenhum comentário:

Postar um comentário